Tratamento de resíduos

AUTOCLAVAGEM: Tratamento usado na esterilização de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) dos grupos A e E, que consiste na aplicação de vapor de água sob pressão, garantindo as condições de alta temperatura (de 120 a 150°C) e tempo de exposição que proporcionam a inativação dos micro-organismos presentes, a uma pressão que varia de 2,7 a 3,5 Kgf/cm². Com o propósito de assegurar qualidade do tratamento, utilizamos indicadores químicos e biológicos de alta qualidade.

Após o tratamento, esse resíduo pode ser considerado resíduo comum, podendo ser descartado em aterro sanitário.
Os efluentes gerados no processo passam por um pré-tratamento e em seguida são encaminhados para as lagoas de tratamento biológico do aterro sanitário, onde são recirculados, não havendo lançamento em qualquer corpo hídrico ou solo.

Vista parcial da autoclave.

INCINERAÇÃO:
Processo de tratamento de RSS através da oxidação a altas temperaturas (de 800 a 1200°C), sob condições controladas e é considerada uma das técnicas mais apropriadas para o tratamento de medicamentos inutilizados e resíduos infectantes.
A incineração é executada seguindo normas e legislação ambientais vigentes, sendo que todos os gases resultantes são tratados pelo equipamento de controle de poluição e os efluentes líquidos resultantes deste processo são purificados e reaproveitados em circuito fechado; sendo a cinza e o lodo produzido, encaminhados para aterro industrial.


Vista parcial do incinerador.


Vista parcial da estação de tratamento de efluentes.